Sistemas de portas rápidas são alternativas seguras para ambientes com até -30 °C
Seja no ambiente industrial ou comercial, as áreas de câmaras frias enfrentam o desafio de encontrar o equilíbrio entre produtividade e qualidade nos seus processos. Na prática, isso significa que quanto mais fácil for entrar em uma câmara fria, mais ela perderá a sua consistência de refrigeração ou congelamento.
Além disso, esses ambientes com grandes variações de temperaturas devem seguir rigorosas práticas para garantir a segurança do colaborador. São áreas consideradas insalubres que necessitam de equipamentos de segurança avançados para o fluxo de pessoas.
Por esses e outros motivos que as indústrias que necessitam de câmaras frias precisam estar atentas ao impacto da sua estrutura na produtividade dos colaboradores. Pois, como efeito contrário, quanto mais protegida for a área, mais o fluxo de pessoas e de processos será limitado.
No entanto, isso tem mudado com os avanços tecnológicos. Afinal, existem soluções específicas no mercado de portas rápidas para lidar exclusivamente com essa situação e, consequentemente, otimizar o fluxo de pessoas e objetos nas câmaras frias.
Siga na leitura para entender os desafios desses ambientes e conhecer as soluções adaptadas para cada situação.
Câmaras frias x Câmaras frigoríficas
Muita gente não sabe, mas a verdade é que não há diferença entre o conceito de câmara fria e câmara frigorífica, que são as expressões mais conhecidas e utilizadas nas indústrias. Elas possuem o mesmo objetivo de armazenar e conservar diferentes tipos de produtos e materiais.
A câmara fria é uma área de armazenagem especial que funciona em baixa temperatura e, por isso, precisa de um isolamento térmico completo.
Seu uso está associado tanto ao congelamento quanto ao resfriamento de produtos. Por exemplo, há câmaras frias expositoras para carnes e bebidas, que mantêm os produtos refrigerados nos hipermercados. E há também as câmeras de congelamento, muito usadas em indústrias farmacêuticas e até no agronegócio.
Esse processo de resfriamento ou congelamento funciona, basicamente, pela transferência de calor forçada para dentro do espaço, reduzindo a temperatura ao ponto ideal.
Por serem locais isolados e com temperatura controlada, o fluxo de produtos ou pessoas para dentro ou fora das câmaras deve ser fiscalizado para não ocorrer variações de temperaturas prejudiciais à conservação.
Como garantir a temperatura ideal na área industrial e comercial?
Como abordamos acima, as câmaras frias podem ser usadas em diversos locais, mas são majoritariamente instaladas em indústrias de segmentos diversos, como o alimentício, farmacêutico, frigorífico, químico e entre outros.
Para dar conta de todos os níveis do processo e garantir o isolamento térmico necessário, as indústrias utilizam diferentes modelos de portas industriais para separar e/ou controlar ambientes mais sensíveis, como as câmaras frias. E cada área demanda características específicas de portas.
O ideal é que exista uma distribuição correta das operações de forma a proporcionar uma maior eficiência logística. Como o artigo é voltado para câmaras frias que necessitam de um grande fluxo de pessoas, a melhor opção são os modelos de portas rápidas com isolamento térmico, que não só agilizam a abertura das portas como também garantem que não ocorra a variação de temperatura entre os diferentes ambientes.
Entre as principais características de portas industriais para câmaras frias, estão:
- Abertura rápida e ilimitada
- Isolamento térmico
- Boa ação higiênica
- Baixo consumo de energia
- Sensores de segurança
- Baixa manutenção
Como otimizar o fluxo de pessoas nas câmaras frias?
Antes de qualquer coisa, é imprescindível que os colaboradores tenham fácil acesso aos Equipamentos de Segurança (EPIs) para transitar entre as áreas. Eles servem para manter o ambiente seguro e adequado à Norma Regulamentadora 36 (NR 36), que estabelece os padrões de segurança e qualidade para ambientes frigoríficos.
Cada indústria terá também os seus riscos específicos ao segmento, que podem gerar novos desafios quando o assunto é fluxo de pessoas.
No entanto, são as portas rápidas que conseguem gerar mais produtividade dentro do ambiente fabril e que possuem estações de resfriamento e congelamento.
Nesse sentido, as portas rápidas da Rayflex unem praticidade, agilidade e redução de custos e de energia, já que foram desenvolvidas exclusivamente para o uso em ambientes que exigem baixas temperaturas.
A sua vantagem é que não há limite de abertura diária, fazendo com que seja possível usá-las durante o dia inteiro sem preocupações e com mais liberdade.
Elas são equipadas com uma dupla camada de PVC com isolante térmico e garantem uma velocidade de abertura que pode atingir até 2,5 m/s. Por não possuírem barras metálicas e serem totalmente flexíveis, os usuários ficam menos expostos a riscos de acidentes de trabalho.
Além disso, seu sistema de restabelecimento automático age no caso de colisões com veículos, assim, garantindo uma melhor eficiência nesses ambientes. Confira a seguir as vantagens de cada modelo.
Portas industriais que tornam sua câmara fria mais eficiente
PORTA RÁPIDA FRIGOMAX
Com o diferencial de ter um sistema exclusivo de guia resistente a pressões de ar, esse modelo de porta de enrolar com lona flexível foi projetado para ambientes com grande variação de temperatura e fluxo de pessoas. Suporta aberturas diárias ilimitadas e câmaras resfriadas e congeladas de até -30 °C.
PORTA RÁPIDA FRIGOISO
Com isolamento térmico na lona e ótima vedação, esse modelo reduz tanto a troca de ar e entrada de umidade na câmara fria quanto os gastos de energia. É um sistema de alta velocidade projetado para ilimitadas aberturas diárias.
PORTA RÁPIDA FRIGO M2
Com a mesma capacidade de temperatura dos modelos anteriores, a Frigo M2 possui a exclusiva tecnologia “puxa/empurra”, indicada para câmaras que trabalham em condições severas de temperatura e trânsito. Seu sistema de alta velocidade torna a opção ideal para reduzir custos com manutenção e energia elétrica.
Quer levar os diferenciais da série de portas rápidas Rayflex para a sua indústria? Solicite um orçamento on-line.